Habilidade desenvolvida: Analisar os processos de formação histórica das instituições sociais, políticas e econômicas relacionando-os às práticas dos diferentes grupos e agentes sociais.
Leia os seguintes textos e responda as questões:
Texto 1
As características gerais das sociedades cretenses e micênica eram muito parecidas com as das civilizações do Oriente Próximo da mesma época, por exemplo, o Egito e a Mesopotâmia. Eram sociedades em que o palácio tinha papel central, não apenas como instituição de poder, mas também na vida econômica e cultural. Tanto no período cretense como no micênico, os palácios foram responsáveis por numerosas atividades econômicas (artesanato, agricultura, pastoreio, trocas), e parte da produção lhes era destinada na forma de tributo. O poder real, por sua vez, devia ser legitimado pela religião [...]
Essas sociedades organizadas em torno de palácios continuaram existindo por todo o Oriente Próximo durante o 1º milênio, mas desapareceram na Grécia. Essa é uma diferença fundamental da trajetória histórica grega, que marcará sua originalidade.
REDE, Marcelo. A Grécia Antiga. São Paulo: Saraiva, 1999. p. 13. (Que história é esta?).
a) De que forma o autor caracteriza as sociedades cretense e micênica?
b) Segundo o texto, qual era o papel do palácio naquelas sociedades?
Texto 2
As mulheres gregas
Na Grécia Antiga, com exceção de Esparta, as muheres não tinham direitos políticos ou civis, isto é, não eram consideradas cidadãs. Acreditava-se que as principais funções das mulheres eram as de esposas e mães. Deveriam permanecer sempre ocupadas em atividades com o tear, como a lendária Penélope, que, na Odisseia, passou anos a fio à espera de Ulisses. Para passar o tempo, tecia uma longa manta.
No imaginário dos gregos, as bacantes, mulheres de Dionísio, representavam a inversão da ordem da cidade e da família. São esposas que esquecem os seus deveres e abandonam seus filhos no espaço selvagem da floresta.
a) As mulheres viviam uma condição subalterna na sociedade ateniense? Pesquise a letra da música Mulheres de Atenas, de Chico Buarque.
Texto 3
A Academia de Platão
Mente sã e corpo são: o ideal grego era garantido pela mão de obra escrava, que permitia aos aristoi (aristocratas) desfrutar de seu tempo estudando e fazendo exercícios. Entre colunas de estilo dórico, homens em togas da época, decerto aristoi, tocam cítaras para uma plateia atenta igualmente masculina, indicando que se trata de um recital poético, já que o instrumento de corda era usado no mundo helênico para acompanhar a declamação. O ambiente recorda os dotes do filósofo que, segundo consta, foi na juventude de um grande dramaturgo.
a) Analisando a imagem e o texto, percebemos a ausência de mulheres no ambiente e isso recorda que nesses tempos o mundo das letras, da filosofia, era essencialmente masculino, assim como o da política. Por quê?
Enviar as respostas para o meu e-mail: mirellef@prof.educacao.sp.gov.br