Os Hebreus - Habilidades desenvolvidas: Identificar os principais traços da organização política das sociedades, reconhecendo o papel das leis em suas estruturação e organização.
Passo 1: Assistir a seguinte aula sobre os Hebreus:
Passo 2: Leia o seguinte texto e depois responda as questões:
O monoteísmo dos hebreus
Os hebreus eram um dos povos semitas que, na tradição bíblica, descendiam de Sem, filho primogênito de Noé. O conceito de semita se refere, antes de tudo, a um tronco linguístico que inclui o hebraico, o aramaico e o árabe, entre outras línguas.
O povo hebreu tinha como religião o judaísmo, uma das primeiras religiões monoteístas. O judaísmo tem como elemento fundamental a crença em um único deus (Yahvé, em hebraico), criador do mundo e de todas as coisas. Os hebreus tinham a crença de serem eles o povo eleito, dentre todos os demais, para honrar a Deus.
De acordo com o relato bíblico, o patriarca do judaísmo foi Abraão, natural da cidade de Ur, na Mesopotâmia. Ele teria recebido uma revelação divina e se recusado a cultuar os ídolos. Fez uma aliança com Yahvé, por meio da circuncisão que lhe fora exigida aos 86 anos de idade.
Abraão é considerado o fundador da linhagem hebreia, migrando da Mesopotâmia para Canaã, na Palestina, onde seria erguido, muito mais tarde, o reino hebreu. Descendem de Abraão as 12 tribos (unidades patriarcais) fixadas na Palestina, das quais as mais importantes e duradouras foram as de Benjamim, Judá e Levi.
No tempo de Moisés
Os hebreus eram pastores que depois adotaram a agricultura e se dedicaram ao comércio, favorecidos pela proximidade das principais rotas da região.
O povo hebreu passou, no entanto, por uma série de períodos de fome. Por volta do II milênio a.C., há evidências de uma migração voluntária de hebreus para o delta do Nilo, autorizada pelo faraó. Posteriormente, foram submetidos à tributação coletiva, obrigados a trabalhar nas obras do faraó e impedidos de deixar o reino. Essa situação dos hebreus é narrada na Bíblia como o cativeiro do Egito. Mas nem todos os hebreus teriam passado pelo cativeiro egípcio, que durou séculos, pois parte deles permaneceu na Palestina.
Foi entre os hebreus que viviam no Egito que surgiu Moisés (Moshe, em hebraico). A Bíblia conta que Moisés teria sido o único sobrevivente de um massacre de bebês hebreus do sexo masculino ordenado pelo faraó, identificado por alguns como Ramsés II. Colocado em uma cesta nas águas do Nilo, acabou descoberto por uma das filhas do faraó e foi criado no palácio. Já adulto, recebeu a revelação divina de que era hebreu e tinha por missão libertar seu povo do cativeiro egípcio e levá-lo de volta à Palestina (a Terra Prometida).
A Moisés é atribuído o papel de legislador do judaísmo, incluindo a redação do Pentateuco (os primeiros cinco livros do Antigo Testamento) e os Dez Mandamentos, as tábuas da lei que, segundo a Bíblia, recebeu diretamente de Deus, no monte Sinai.
O reino hebreu
A formação do Estado hebreu não foi imediata, pois houve conflitos. Os maiores ocorreram entre as tribos do norte (que formariam posteriormente o Reino de Israel) e as do sul (o de Judá). Para muitos historiadores, os hebreus do norte eram mais abertos às influências do politeísmo dos povos vizinhos, enquanto no sul eles eram monoteístas radicais.
No século XI a.C., o Estado hebreu surgiu com as 12 tribos aceitando Saul, da tribo de Benjamim, como rei, em decorrência das exortações do juiz Samuel. A falta de união política aumentava o risco de os hebreus serem dominados pelos povos vizinhos (como os filisteus). O reino hebreu abrangia uma estreita faixa de terra, que se estendia desde o sul do atual Líbano até a península do Sinai, e do mar Mediterrâneo até o rio Jordão.
No reinado de Saul, destacou-se o jovem guerreiro Davi. Ele ganhou prestígio ao vencer os vizinhos filisteus, que cobravam impostos dos hebreus do sul. A Bíblia narra esse combate, alegoricamente, ao mostrar a vitória de Davi sobre o gigante Golias, o líder dos filisteus. Com a morte de Saul (suicídio ou assassinato), por volta de 1010 a.C., Davi o sucedeu e conseguiu submeter os filisteus.
Assim, o Reino de Israel foi fortalecido, Jerusalém se consolidou como centro administrativo e um poderoso exército foi formado. Nesse tempo, o reino passou a ser respeitado pelos Estados vizinhos e a controlar rotas comerciais importantes.
Em decorrência dessa reorganização interna, o reino hebreu pôde expandir seus domínios, agregando terras a leste do rio Jordão, o sul da Fenícia e parte da atual Síria (Colinas de Golã). Davi também reforçou o judaísmo entre os hebreus; enfrentou a conspiração do filho Absalão e tornou Betsabá uma de suas várias concubinas. Dessa união nasceu Salomão, terceiro grande rei de Israel.
Salomão ficaria conhecido pelo seu senso de justiça (vem daí a expressão justiça salomônica). Ele assumiu o governo por volta de 965 a.C. e ordenou a construção do templo de Jerusalém. Mandou construir um grandioso palácio com os recursos fiscais arrecadados no comércio e na tributação das aldeias. Submeteu, ainda, os hebreus do norte a trabalhos forçados, isentando de impostos os naturais de Judá, ao sul.
O reino dividido
Com a morte de Salomão, por volta de 922 a.C., os hebreus se dividiram. O Reino de Israel, ao norte, não resistiu aos assírios, em 722 a.C., comandados por Sargão II. O Reino de Judá, ao sul, também enfraquecido, tornou-se tributário do Egito por imposição do faraó Checonq. Em 587 a.C., a cidade sagrada dos hebreus caiu de vez, conquistada pelo rei da Babilônia, Nabucodonosor II. O célebre cativeiro da Babilônia, que somente atingiu os hebreus do sul, perdurou até 539 a.C., ano em que a cidade foi tomada pelos persas e os hebreus foram autorizados a regressar para suas terras.
Fonte: História (Ensino Médio). I Vainfas, Ronaldo. São Paulo, Saraiva, 2016. P. 35 a 38.
a) Em qual fonte histórica existe a narrativa da fuga dos Hebreus do Egito?
b) O que dinstingue o povo hebreu dos demais povos da antiguidade oriental?
c) Qual foi o papel de Moisés na história dos hebreus?
d) Como aconteceu a formação do Reino Hebreu?
Passo 3: Elabore uma pesquisa explicando como foi o episódio da migração hebraica para a Palestina sob a liderança de Moisés.
Enviar as respostas para o meu e-mail: mirellef@prof.educacao.sp.gov.br